BRM 300 / 200km (Asfalto / Misto) – Belo Horizonte 06/07/24

Nestas jornadas de Julho, teremos os BRM 300 Noturnos (Asfalto e Misto), com PC da organização em Jequitibá. E teremos também os BRM 200 (Asfalto e Misto) com três opções de percurso.

Nesta edição teremos as parcerias do A Roda Café e Bici e do INCC – Isto não é um Clube de Ciclismo, que nos receberão para largadas e chegadas. Para o BRM 200 das 10 voltas nas lagoa, estamos verificando a possibilidade de um ponto de apoio também.

Inscrições:

  • BRM 200 – R$ 100
  • BRM 300 – R$ 130

  • No dia do Brevet, leve 1L de Leite / Peças / Equipamentos de ciclismo, e encaminharemos para doação.
  • Campanha: Por mais Mulheres Randoneiras. Clique aqui!

Briefing

Dúvidas e demais orientações serão resolvidas pelo grupo no Telegram a ser criado com os inscritos.

Kit do Participante

  • Chaveiro
  • Adesivos
  • Carteira impermeável
  • Seguro acidentes pessoais
  • Plásticos para a Planilha e Passaporte
  • Carta de Rota em PDF
  • Passaporte Digital
  • Medalha de participação para todos que concluírem
  • Certificado de conclusão (para quem completar no tempo determinado)
  • Homologação internacional pelo Audax Club Parisien – Brevets 200/300/400/600/1000km

Equipamentos obrigatórios:

  • Capacete.
  • Colete refletivo.
  • Brevets:
    • Farol dianteiro.
    • Lanterna traseira.
    • 300km -> Manta Térmica

Vistorias / Largadas / Chegadas

  • Vistoria
    • Até 15min após as largadas, sem acréscimo ao tempo de prova.
    • Participantes não vistoriados ou que não utilizarem os equipamentos obrigatórios serão desclassificados.
  • Largadas:
  • Chegadas:
    • BRM 200 – Até 19:30h – INCC
    • BRM 300 – Domingo até 12h – A Roda

Percursos

Rotas e pontos de controle fotográficos poderão sofrer ajustes. A versão final de arquivos GPX deve ser baixada em 03/07/24, conforme orientação aos inscritos.


BRM 300 km – NOTURNO – ASFALTO – BH – JEQUITIBÁ – BH

PC em Jequitibá – KM 113 (apoio @Bicicine)

Nosso brevet 300 será noturno e com apoio em Jequitibá. A largada no alto astral do INCC poderá acontecer em meio a chegada de participantes do BRM 200. O percurso é uma junção de brevets anteriores e terá cerca de 3900m de ascensão acumulada, abaixo da nossa média de 4500m para esta prova. O trajeto inicia saindo de BH para Lagoa Santa pela Linha Verde, passando por Baldim e alcançando Jequitibá onde os participantes poderão esquentar o corpo na casa do Vinícius Túlio. Depois, noite e madrugada adentro, será importante aproveitar bem água e alimentação, onde houver locais abertos em Sete Lagoas. Depois de Prudente de Morais, a jornada da madrugada envolverá a passagem por Funilândia e o bate volta no distrito de Pai Bento. Amanhecendo nas proximidades de Capim Branco, o restante da prova leva de volta a BH passando por Matozinhos e Pedro Leopoldo, com direito a uma volta na Lagoa da Pampulha antes de finalizar com a hospitalidade da Roda Café. Prepare suas luzes, cobertor térmico e agasalhos para varar a noite!


BRM 300 km – NOTURNO – MISTO – BH – JEQUITIBÁ – CORDISBURGO – BH

PC em Jequitibá – KM 105 (apoio @Bicicine)

-> Obrigatório uso de GPS (dedicado ou celular)

Nosso brevet 300 misto será noturno e com apoio em Jequitibá. A largada no alto astral do INCC poderá acontecer em meio a chegada de participantes do BRM 200. O percurso será uma grande aventura noturna por estradas de terra e asfalto que ligam a região de Matozinhos a Funilândia e de lá para Jequitibá, onde os participantes poderão esquentar o corpo na casa do Vinícius Túlio. Depois, noite e madrugada adentro, será importante aproveitar bem água e alimentação, iniciando por um trecho de asfalto em Santana do Pirapama e depois numa longa MG231 toda de terra (40km) até alcançar Cordisburgo. Este sertão noturno pode evocar muitas histórias. A partir de Cordisburgo, trechos de asfalto e estradas de terra vão se alternando na passagem por Araçaí, Sete Lagoas até alcançar Matozinhos, onde uma trilha ao lado da linha férrea leva até Pedro Leopoldo. Então, por asfalto o retorno até a altura do Hospital Risoleta Neves e da estação Vilarinho, onde um PC Fotográfico determina o fim da prova. O percurso restante até a Roda Café será neutro, seja pedalado ou usando o metrô (recomendado)


BRM 200 km – ASFALTO – 10 voltas na Pampulha

Brevet Autônomo – Sem PC da Organização*

As 10 voltas na Pampulha povoam o imaginário dos ciclistas de Belo Horizonte. Alguns participaram das tradicionais competições da Liga Mineira de Ciclismo, outros extrapolaram em eventos solidários e de educação (Rogério Pacheco / Aki é Bike). Ano passado fizemos nosso primeiro BRM200 com essa proposta, fora da competição e também num ritmo menos alucinado que os pelotões de treino. Voltamos com ela agora, nesta jornada que larga nA Roda Café e termina no INCC. Mais que preparo físico, fará diferença o psicológico para vencer as repetições de 18km e também sua atenção com alimentação e hidratação. Seja na ciclovia, seja no asfalto, o cenário demanda cuidado com pedestres, outros ciclistas no caminho. Bora?!


BRM 200 km – ASFALTO – BH – FUNILÂNDIA – BH

Brevet Autônomo – Sem PC da Organização

Este Brevet é um dos mais simpáticos que já fizemos. A Largada será no hospitaleiro A Roda Café. Depois de sair de BH pelo trânsito da Cristiano Machado e alcançar acostamentos em bom estado na Linha Verde e MG424 até Pedro Leopoldo, faremos um bate volta no distrito Pai Bento em Funilândia, com a Predominância de estradas rurais menos movimentadas. Há que se ter mais atenção nos 2km que passam em Prudente de Morais, por conta do péssimo asfalto e grande movimento. Depois, já na estrada para Funilândia, subidas e descidas longas alternam paisagens de fazendas e montanhas ao fundo. Em Funilândia, a dica é parar no Empório Cantinho da Roça e reforçar a alimentação. Voltando pelo mesmo caminho até Pedro Leopoldo, um aditivo para esquentar a volta pra BH: a subida para Confins e depois a subida do termômetro, na região do Morro Alto pela Linha Verde. A chegada será no alto astral do INCC


BRM 200 km – *MISTO* com Ouro Trilha

Brevet Autônomo – Sem PC da Organização

-> Obrigatório uso de GPS (dedicado ou celular)

Depois do sucesso do último BRM 200 misto, levaremos randoneiros e randoneiras a reconhecer trechos ferroviários que fazem parte do projeto Ouro Trilha (confira a rota completa) na região entre Itabirito e Rodrigo Silva. A saída de BH será pela BR 040 seguindo pela MGC 356 até Itabirito pelo asfalto. Então começam as visitas a estações ferroviárias pelo caminho. após passar pelo PUmpTrack da cidade, serão 5km de terra na antiga ferrovia, depois pega-se o asfalto até Engenheiro Correa. Num futuro, com a restauração de pontes, será possível fazer todo o trecho por terra, aos moldes da Rota do Ferro. Após Engenheiro Correa, estradinhas de terra que entram e saem do antigo leito da ferrovia sobem até Rodrigo Silva. Pelo asfalto, retornarão À região de Itabirito passando por Cachoira do Campo. Saindo de Itabirito, novamente a terra na MG030 os levará Até Rio Acima. Sempre margeando de alguma maneira o Rio das Velhas, o percurso termina com um PC Fotográfico na entrada de Sabará, no Clube Scharlet. Dali pra frente, é trecho neutro até o INCC.


Agradecemos aos nossos apoiadores e parceiros:

Em caso de dúvidas, escreva-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.