Randoneiras e Randoneiros! Estamos abrindo a temporada 2025! E em 2025 faremos 10 anos de organização de Brevets em Minas Gerais!
Nestas jornadas de Dezembro, teremos o BRM 200 (Asfalto e Misto), e Desafios de 100km (Asfalto e Misto)usando parte dos brevets.
A ideia dos Desafios é que o participante conheça a modalidade Randonneur: administração do tempo, navegação, alimentação e hidratação pelo caminho.
Inscrições:
- BRM 200 – R$ 100
- Desafio – R$ 80
- Acesse o sistema: https://inconfidentes.inscrevase.com/
- Fim das inscrições: 26/11/24 (terça)
- Inscrições confirmadas: https://inconfidentes.inscrevase.com/inscritos.php
- No dia do Brevet, leve 1L de Leite / Peças / Equipamentos de ciclismo, e encaminharemos para doação.
- Campanha: Por mais Mulheres Randoneiras. Clique aqui!
Briefing
Dúvidas e demais orientações serão resolvidas pelo grupo no Telegram a ser criado com os inscritos.
Kit do Participante
Equipamentos obrigatórios:
- Capacete.
- Colete refletivo.
- Brevets:
- Farol dianteiro.
- Lanterna traseira.
- Mais informações em: https://inconfidentespedalantes.org/itens-obrigatorios/
Vistorias / Largadas / Chegadas
- Vistoria
- Até 15min após as largadas, sem acréscimo ao tempo de prova.
- Participantes não vistoriados ou que não utilizarem os equipamentos obrigatórios serão desclassificados.
- Largadas:
- BRM 200 – 01/12 – (Domingo) 06:00h
- Chegadas:
- BRM 200 – Até 19:30h – A Roda
- Desafios – Até 13h – A Roda
Percursos
Rotas e pontos de controle fotográficos poderão sofrer ajustes. A versão final de arquivos GPX deve ser baixada em 29/11/24, conforme orientação aos inscritos.
BRM 200 km – MISTO – BH – Brumadinho – Bonfim (Guedes) – BH
>> Autônomo – Obrigatório Uso de GPS
Aproveitando a mesma região do último BRM Misto em Outubro, dessa vez visitaremos outras estradas de terra paralelas à MG040 na região entre Brumadinho e Bonfim, chegando até uma pequena vila chamada Guedes. Antes disso, num trecho de terra que percorre os pés da Serra do Rola Moça, entre fazendas de hortaliças e mineradoras, a ida do percurso terá mais alguns quilômetros de terra. Por isso será obrigatório o uso do GPS, dado que são muitas vias locais e sem sinalização.
A altimetria geral não é das mais puxadas, mas teremos algumas subidas concentradas pelo caminho, como o acesso à região do Capão no Rola Moça e alguns morros curtos pelo percurso a partir de Brumadinho. No retorno, atenção ao tráfego entre Brumadinho até Ibirité, com alguns pontos em obras.
BRM 200 km – ASFALTO – Um giro pelo Oeste da RMBH
>> Autônomo
Neste BRM 200 a ideia é revisitar a região oeste da RMBH, saindo por vias principais de Contagem/Betim até chegar nas rodovias MG050 e BR262. A partir de Vianópolis (onde vale a parada para o café na Pamonharia Mineira) os randoneiros chegarão a BR262 por Juatuba e logo sairão dela para contornar a Serra passando por Florestal até Pará de Minas.
Depois, o destino será Itaúna e então contornar a serra novamente subindo para Mateus Leme na MG050, voltando ao trevo de Juatuba e pela BR262 entrar novamente em Betim para o retorno a Belo Horizonte. Com trechos de rodovias estaduais e federais, esse percurso flui bem, e o participante tem várias cidades pelo percurso onde encontrará estrutura para alimentação e hidratação.
Tanto na ida como na volta, o trecho de maior atenção com o trânsito é na Via Expressa de Contagem. Ao final, novamente em BH, trechos mais planos levam ao centro e ao final com a resenha na Roda Café.
Desafio 100km – MISTO – Bate Volta em Mário Campos com um pouco de terra
>> Autônomo – Obrigatório Uso de GPS
Neste percurso, os ciclistas seguirão pela rota do BRM 200 Misto até o centro de Mário Campos e depois retornam pelo mesmo caminho a BH. A altimetria está na média dos nossos brevets (1500m acumulados), sendo que o retorno pelo trecho de terra será subindo aos pés da serra do Rola Moça. O uso obrigatório do GPS é devido à navegação por vias locais e sem sinalização.
Desafio 100km – ASFALTO – A volta da Pamonha!
>> Autônomo
Neste percurso, os ciclistas seguirão pela rota do BRM 200 Asfalto até Betim, quando se separam para sair pelo PArque das Cachoeiras e acessar a BR262 sentido Juatuba. Dali retornam na MG050 por Vianópolis, onde vale a parada para o Lanche na Pamonharia Mineira. O retorno de Betim para BH, pela Via expressa de Contagem, demandará dos ciclistas mais atenção com a velocidade do tráfego na via.
- O que são os Brevets Randonneurs Mondiaux?
- Equipamentos obrigatórios
- Regulamentos
- Calendário de BRMs Inconfidentes Pedalantes
- Calendário de BRMs e LRMs Brasil
Agradecemos aos nossos apoiadores e parceiros:
Em caso de dúvidas, escreva-nos!
Deixe um comentário