Resultados e relato: BRM 200 / 300 – 26/03/22

Os selos de homologação dos brevetados estão em: https://inconfidentespedalantes.org/selos-e-homologacoes/

Abaixo, o relato de participação do Guilherme Durães. Valeu, Guilherme e todos que participaram dessa jornada noturna!

Eu já havia pedalado 200km algumas vezes antes e tinha interesse em participar de um BRM. Quando abriram as inscrições, vi que o desafio seria noturno e fiquei receoso a princípio. Nunca havia feito um pedal de estrada longo assim à noite. Os principais medos eram que os faróis não iluminassem o suficiente e não achar lugares para comprar comida e água. 

Mas ainda assim, me inscrevi no último momento possível e fui fazer a prova junto com meu amigo Daniel, eu com uma MTB e ele com uma gravel, ambas com pneus para trilhas, grossos e com cravos, o que seria uma dificuldade a mais pelo arrasto. 

Comprei dois faróis potentes para a bicicleta e o plano foi utilizar um enquanto outro ficava carregando em um powerbank e assim ir revezando entre os dois. Por fim, ter sido de noite teve suas vantagens: O trânsito à noite estava bastante tranquilo por todo o percurso e a temperatura estava muito mais agradável do que durante o dia. 

Foi realmente bem difícil encontrar lugares abertos no caminho, demos sorte de encontrar um bar na beira da estrada para Serra Azul que estava tendo um forró que durou a madrugada toda, passamos lá na ida e na volta para comprar água e refrigerante, e também pudemos fazer um lanche na parada do milhão, que era um dos Pontos de Controle Fotográficos da prova. Além disso, levamos barras de cereal para repor as energias. 

Foi um percurso com altimetria bastante desafiadora – 3058 metros – com várias subidas curtas e íngremes no caminho para Serra Azul e poucas subidas não tão íngremes, mas bastante longas na Serra do Elefante. 

Durante o percurso, admiramos a beleza do céu limpo e estrelado e da lua minguante, além da calma e silêncio das estradas vazias. Quando chegamos na Serra do Elefante, o sol começou a nascer, o que também foi muito bonito, ainda mais com a paisagem que podíamos ver da Serra do Elefante!

Os 100 kms finais da prova foram muito desafiadores, meu pneu havia furado na Serra Azul, o que nos atrasou em quase meia hora e pensávamos que não conseguiríamos terminar a tempo. Mas demos toda a nossa energia e conseguimos recuperar o tempo nos kms finais, que tiveram uma altimetria mais branda. 

Chegamos no fim da prova quase no tempo limite, com 13 horas e 11 minutos, exaustos, porém muito felizes por ter conseguido! 

Agradeço à organização dos Inconfidentes Pedalantes por promover este tipo de experiência! Sinto que aprendi bastante com esta prova e me sinto bem mais preparado para fazer pedais longos noturnos. Além de esta ter sido a primeira prova de ciclismo amador que tive a oportunidade de participar. 

Gostei bastante da experiência e certamente participarei de outros Brevets de 200km. Quem sabe ainda treino bastante e tento participar do de 300km algum dia!

Mais fotos e vídeos:

https://www.instagram.com/p/CbyeaSdsZw6/

https://www.instagram.com/stories/highlights/17913520511312210/

========

Se quiser ver seu relato de qualquer brevet que tenha feito conosco, manda texto (links de fotos e vídeos também!) no inconfidentespedalantes@gmail.com


BRM 200

Alaor AlmeidaSucesso
Daniel de Carvalho RodriguesSucesso
Guilherme Durães Versiani de AndradeSucesso

BRM 300

Clodoaldo Brites de Figueiredo FilhoDNF
Diogo Silva MagalhãesDNF
Gabriel Pires Glória JacquesSucesso
Marcelo Guimarães da SilvaSucesso
Saulo Ferreira de MeloDNF
Stevão GomideSucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.